Estado do Rio Attractions

    Centro de Artes Calouste Gulbenkian, Região Metropolitana

  Rua Benedito Hipólito, 125 - Centro - Rio de Janeiro, RJ            
O Centro de Artes Calouste Gulbenkian foi criado em 11 de março de 1971 e recebeu este nome em homenagem à instituição cultural portuguesa sediada em Lisboa, a Fundação Calouste Gulbenkian. A origem do Centro Calouste Gulbenkian, que está instalado na Praça Onze, está ligada à necessidade de formar professores de artesanato para atender às escolas públicas do Estado do Rio. Os cursos de Artes oferecidos no Centro de Artes Calouste Gulbenkian traduzem uma proposta artístico-educacional diversificada e plural, dentro de uma prática atualizada e dinâmica, onde múltiplas linguagens artísticas se integram - do artesanato à pesquisa com novos matérias. Esses cursos são direcionados a quem busca a iniciação ou o aperfeiçoamento através da arte, tanto como linguagem expressiva como para a criação de objetos utilitários. Através de aulas práticas em salas-oficinas, adequadas a cada uma das modalidades artísticas, os professores procuram dar atendimento individualizado, buscando atender os diferentes objetivos de cada aluno.
    Palácio da Cultura Gustavo Capanema, Região Metropolitana
  Rua da Imprensa, 19 - Castelo - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer2' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/KKzU05TMAGg?si=JtlzUjUo2pYBI0vy" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture; web-share" allowfullscreen></iframe id='palyer2'>
Primeiro prédio modernista do Rio de Janeiro, formado por um bloco de 14 andares, o Ministério da Educação e Saúde, projeto inspirado por Le Corbisier, passou a ser conhecido como o prédio do MEC, hoje Palácio da Cultura Gustavo Capanema, uma homenagem ao então Ministro da Pasta do Governa Vargas que ordenou sua construção. Inaugurado em 1945, congregou os melhores representantes da nova geração de arquitetos, pintores e escultores, como Lúcio Costa, Oscar Niemeyer, Cândido Portinari, responsável pelos painés e os azulejos decorativos do prédio, Bruno Giorgi e Roberto Burle Marx, responsável pelo aspecto paisagístico. Na edificação são elementos de detaque, o prédio solto no centro do quarteirão com as pessoas cruzando-o diagonalmente, o pilotis de dupla altura, o átrio de paredes de travertino, a escada helicoidal, a estatuária acrescentada ao passeio e as fachadas compostas de vidro e de brise-soleil, dispositivo regulável para entrada do sol.
    Parque das Ruínas, Região Metropolitana
  Rua Murtinho Nobre, 169 - Santa Tereza - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer3' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/acBy8uk2SW4" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer3'>
Um belíssimo mirante que deixa o Rio de Janeiro aos seus pés. De lá, tem-se uma visão extraordinária do centro da cidade e de toda a orla do Rio – desde o Aeroporto Santos Dumont até a Urca. Logo abaixo estão os Arcos da Lapa. Aberto ao público, o Parque foi o que restou do Palacete Murtinho Nobre, onde morou Laurinda Santos Lobo. A casa foi um dos pontos mais efervescentes da vida cultural carioca durante muitos anos, até a morte da anfitriã, em 1946. A Prefeitura fez renascer das ruínas a cultura que ali existiu. O parque abriga uma sala de exposições, auditório e cafeteria, garantindo conforto a shows musicais, happy hours e leitura de textos literários. Nas áreas ao ar livre se destacam concorridos shows e uma programação especial para as crianças nos finais de semana. Com três andares, a casa chama atenção também por sua arquitetura e estilo - tijolos aparentes combinados harmoniosamente com estruturas metálicas e de vidro.
    Associação Brasileira de Gestão Cultural, Região Metropolitana
  Av. Presidente Wilson, 164 - 9º andar - Centro - Rio de Janeiro, RJ           
A Associação Brasileira de Gestão Cultural - ABGC, é uma entidade civil sem fins lucrativos, fundada em 2005, que atua na profissionalização e na formação de conhecimento acadêmico junto aos setores de Produção e Gestão Cultural e Social, mediante a realização de ações e projetos voltados à qualificação profissional e à inserção das profissões afins no mercado de trabalho, tendo como prerrogativa reunir pesquisadores, professores e profissionais das áreas da produção de bens culturais e do gerenciamento em cultura, nos âmbitos público e privado, propondo-se a realizar cursos de capacitação em formatos diversos - corporativos, de extensão e de pós-graduação, além de pesquisas e publicações.
Em 2001 foi implantado o primeiro curso de graduação em Produção Cultural do Rio de Janeiro e, em 2002, o primeiro curso de pós-graduação lato sensu – MBA em Gestão Cultural no país, que já está em sua sétima turma.
    Igreja NªSª da Penha, Região Metropolitana
  Largo da Penha, 19 - Penha - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer5' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/hjNvs7TftO4" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer5'>
O Santuário da Penha conta com uma grande infra-estrutura que vem sendo melhorada incansavelmente para acolher a todos os Romeiros que sempre comparecem em grande quantidade, principalmente na época de festa. O Santuário da Penha fica em uma enorme e belíssima área verde, com uma localização de fácil acesso, seja pela Linha Vermelha, Linha Amarela ou Avenida Brasil. Para atender os romeiros, o Santuário da Penha conta com a comodidade de bebedouros, lanchonete e diversos banheiros, além de outras diversas instalações. Para aqueles que não desejam subir ou descer os 382 degraus da escadaria principal, o acesso do pátio até a Igreja pode ser feito através de um novíssimo bondinho, com capacidade para transportar cerca de 500 pessoas por hora.
    Pão de Açúcar, Região Metropolitana
   - Urca - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer6' title="YouTube video player" width="250" height="190" src="https://www.youtube.com/embed/CoEsoz6mBkk" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer6'>
Em 1912, a inauguração de um caminho aéreo no Rio de Janeiro incluía no mapa turístico do Brasil empreendimento que se tornaria mundialmente famoso - o BONDINHO DO PÃO DE AÇÚCAR. Hoje, a visão dos bondinhos, no seu constante vaivém, está incorporada à paisagem carioca.
Construído, operado e mantido pela Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar, o complexo turístico Pão de Açúcar foi criado para o divertimento de milhares de pessoas num local privilegiado pela beleza panorâmica.
    Cidade das Crianças Leonel Brizola, Região Metropolitana
  Rodovia Rio-Santos km.1 - Santa Cruz - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer7' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/VBdrvw2aLu8?controls=0&amp;start=25" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer7'>
A Cidade das Crianças Leonel Brizola é um dos maiores parques públicos de lazer da América Latina, ocupando uma área de 186 mil m2 (equivalente a 20 campos de futebol com as dimensões do Maracanã), em Santa Cruz, região oeste da cidade.
    Praia de Camboinhas, Região Metropolitana
   - Niterói, RJ            
<iframe id='palyer8' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/NDJ28083AcA" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer8'>
Com 2.600m, é uma extensão da própria Praia de Itaipu. Suas águas são transparentes e esverdeadas, e sua areia clara e fina. Recanto pitoresco, é muito procurado pelos amantes da pesca de arremesso; pelos velejadores e wind-surfistas.
    Aterro do Flamengo, Região Metropolitana
  Centro, Glória e Flamengo - Flamengo - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer9' title="Aterro do Flamengo - YouTube video player" width="250" height="190" src="https://www.youtube.com/embed/c2xTBZttrzA" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer9'>
O Parque Brigadeiro Eduardo Gomes, conhecido como Aterro do Flamengo, possui 1.200.000m² de área verde à beira-mar,com arbustos floridos, uma profusão de árvores, compondo uma das mais visitadas e belas áreas de lazer da cidade. A idealização do parque foi de Lota Macedo Soares, de família da elite carioca. Não fez universidade mas foi aluna de Cândido Portinari e tornou-se uma esteta com conhecimento de arquitetura e urbanismo. Lota era também conhecida por sua curiosidade e conhecimento de plantas.
Lota teve a idéia de iluminar o aterro à noite para permitir passeios noturnos no parque. As quadras de esporte foram idéia sua, que são alugadas todos os dias do ano, inclusive de madrugada, quando ficam tomadas por times de várias associações. Com o aval do governador, de então, Carlos Lacerda, reuniu um grupo de amigos notáveis para materializar o projeto: o paisagista Roberto Burle Marx, o botânico Luiz Emygdio de Mello Filho e os arquitetos Affonso Eduardo Reidy, Sérgio Bernardes e Jorge Moreira.
    Barra on Ice, Região Metropolitana
  Av das Américas, 3255 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro, RJ             
<iframe id='palyer10' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/onZLMEA-kMA" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer10'>
Entretenimento com alegra e qualidade. Atuando no ramo de patinação desde 1996 é hoje em dia, uma empresa de referência e sucesso neste setor no Brasil. Ao longo desses últimos 9 anos a empresa vem montando pistas de patinação em diversos locais, inicialmente através de equipamento de terceiros e depois com pista própria.
A empresa está sempre aberta a receber propostas no desenvolvimento de novos projetos caso exista interesse em alugar ou em implantar uma pista de patinação no gelo..
    Lagoa Rodrigo de Freitas, Região Metropolitana
  Av. Epitácio Pessoa e Av. Borges de Medeiros - Lagoa - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer11' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/Dep2RHJftgQ" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer11'>
Cercada pelos mais badalados bairros cariocas - Lagoa, Ipanema, Leblon, Gávea e Jardim Botânico -, emoldurada por montanhas e abraçada pelo Cristo Redentor, a Lagoa Rodrigo de Freitas impressiona pelo pôr-do-sol e o reflexo dourado em suas águas plácidas e silenciosas, tornando-se um grande ponto de encontro, tanto para os cariocas quanto para os visitantes. Unida ao mar pelo canal do Jardim de Alah, entre Ipanema e Leblon, sua orla abriga parques, quadras de esportes, rinque de patinação, heliporto, pista para caminhadas e corrida, ciclovia e um centro gastronômico distribuído por quiosques que oferecem de comida alemã a japonesa, além de música ao vivo a partir do anoitecer. Isso sem falar nos passeios de pedalinho que, nos domingos e feriados,
    Boulevard Olímpico Zona Portuária, Região Metropolitana
  Praça Mauá - Centro - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer12' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/iVkGX1MJ3No" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer12'>
O Boulevard Olímpico é o maior live site da história dos Jogos Olímpicos. Localizado na Zona Portuária e no Parque de Madureira, se transformou na principal área de lazer dos cariocas e turistas fora dos locais de competição. No trecho da orla marítima entre a Gamboa e a Praça XV, que foi revitalizado pelo projeto Porto Maravilha, o público pode assistir às principais provas dos Jogos Olímpicas e Paraolímpicos em telões de alta definição, localizados em palcos com programação diária de shows, além de apresentações de artistas de rua e outras intervenções culturais. A principal atração no local, na Candelária, é a exposição da pira olímpica, que pela primeira vez nos Jogos teve a chama acesa e m área pública.
    Feira de São Cristóvão, Região Metropolitana
  Campo de São Cristóvão s/nº - São Cristóvão - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer13' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/qCJMQnQ5txk" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer13'>
Tudo começou em 1945, quando os caminhões pau-de-arara, vindos de vários estados do Nordeste, chegavam ao Campo de São Cristóvão trazendo retirantes nordestinos para trabalhar na construção civil, onde já tinham vaga garantida.
O encontro dos recém-chegados com parentes e outros conterrâneos era animado com música e comida nordestinas, dando origem à Feira de São Cristóvão. Durante 58 anos, a tradicional Feira permaneceu no Campo de São Cristóvão, debaixo das árvores. Em 2003, as barracas foram transferidas para dentro do antigo Pavilhão, que foi reformado pela Prefeitura do Rio e transformado no Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas. Hoje, a Feira de São Cristóvão tem boa infra-estrutura de limpeza e segurança, com banheiros públicos e estacionamento. São cerca de 700 barracas fixas, que oferecem as várias modalidades da cultura nordestina: culinária, artesanato, trios e bandas de forró, dança, cantores e poetas populares, repente e literatura de cordel.
    Kinderland, Região Metropolitana
  Rua São Clemente, 155 - Botafogo - Botafogo - Rio de Janeiro, RJ            
A pouco mais de 80 quilômetros do Rio, a pequena Sacra Família do Tinguá, no município de Engenheiro Paulo de Frontin, vive-se um clima de autêntica descontração, resultante das peripécias e traquinagens dos hóspedes do local; crianças alegres e felizes se divertindo a valer. A razão de tanto barulho se chama Kinderland (terra de criança em alemão), a mais tradicional colônia de férias fluminense.
A instituição iniciou suas atividades em 1952, com o trabalho de um grupo de senhoras judias que acolhia órfãos de guerra, entretanto, o lugar não se caracteriza como instituição religiosa.
A palavra de ordem é confraternização, valorizar ao máximo a convivência em grupo.
Os acampamentos livram as crianças do controle familiar e abrem um mundo novo para elas. O primeiro grito de independência. Longe dos olhares paternos, as crianças convivem com pessoas diferentes, tomam decisões sozinhas, aprendem a ser disciplinadas e crescem em todos os sentidos.
São 750 mil metros quadrados de área verde cercado de montanhas e belas paisagens comportando grupos de até 170 pessoas. A colônia oferece acomodações para dormir, refeitório, piscina, quadra de esporte, lago, gincanas, festas dançantes e peças de teatro. Durante o dia, o passeio ecológico é um dos momentos mais esperados. Acompanhados por um biólogo, a garotada sai à procura de animais de diferentes espécies pela mata. São três refeições e mais três lanches por dia para repor a energia,
Passaram por lá crianças famosas como David Zylbersztajn, genro do ex presidente Fernando Henrique, os integrantes do Casseta & Planeta, Cláudio Manoel, Marcelo Madureira e o saudoso Cláudio Bessermann, o Bussunda, o músico Jacques Morelenbaum, a atriz Débora Bloch, a coreógrafa Debora Colker e o carioca Carlos Minc, Ministro do Meio Ambiente do governo Lula
Quando bate a saudade, alguns retornam para rever os amigos feitos naqueles gramados e lembrar as brincadeiras na piscina, o hasteamento da bandeira, o soar do gongo e das Kinderlíadas (olimpíadas da Kinderland).
Um lugar guardado nas boas lembranças
    Arte Sesc, Região Metropolitana
  Rua Marquês de Abrantes, 99 - Flamengo - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer15' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/yKzkDOo26G8" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer15'>
Localizado no Flamengo, o Arte Sesc se estabeleceu em uma construção de 1912, com arquitetura eclética, antiga moradia de Frederico Figner, empresário que trouxe para o Brasil os primeiros equipamentos de som e luz, como fonógrafos, gramofones e kinetoscópios. Figner também fundou a primeira gravadora musical no Brasil, a Odeon, contribuindo para difundir a música brasileira na Europa.
O Arte Sesc abriga em suas cinco salas mostras de artes plásticas e está aberto ao público com uma programação que prestigia eventos já reconhecidos, além dos de cunho experimental, incentivando o surgimento de novos valores artísticos, circulação de novas idéias e tendências
    Cidade das Artes, Região Metropolitana
  Av. das Américas, 5300  - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro, RJ            
A Cidade das Artes é um complexo cultural localizado na cidade do Rio de Janeiro. O prédio escultural erguido a dez metros do chão, no coração da Barra da Tijuca, projeto do arquiteto francês Christian de Portzamparc, abriga um dos mais importantes e completos espaços para a representação das artes. Aqui, música, teatro, cinema, dança, artes plásticas, e outras manifestações artísticas brasileiras e de todos os povos, têm acolhida de excelência que transformou o lugar em um grande centro de valorização da cultura, com solo fértil para a formação de plateia. A ideia de converter em Cidade das Artes o projeto original surgiu de uma conversa entre o Prefeito Eduardo Paes e o presidente da Fundação Cidade das Artes e ex-Secretário Municipal de Cultura, Emílio Kalil. Inaugurado parcialmente no final da administração anterior, o complexo de salas de espetáculos ganhou vida nova com a decisão de ampliar e modernizar seu campo de atuação para atender a todas as classes artísticas e sociais da cidade, e não apenas a área da música.
    Radical Parque Búzios, Região dos Lagos
   - Centro - Búzios, RJ           
Kart, paintball, kids off road.